segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Comunicação online e educação

Olá pessoal,

Este é o blog do nosso curso. Vamos postar vídeos, textos e imagens de temas trabalhados no nosso curso?
abraços,
Rafaela

4 comentários:

  1. O uso das tecnologias na educação
    Renata Beduschi de Souza
    No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.

    Os recursos tecnológicos na escola
    É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.

    Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe prende a atenção todos sabem. A questão é: estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal mudança?

    Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.

    A internet tem papel fundamental no ensino de língua inglesa. É a fonte natural da língua, mais acessível para alunos de qualquer contexto social. Desde formulários para diversas finalidades até a inscrição em muitos sites de relacionamento terão de ser preenchidos em inglês. Isso já representa uma necessidade de aprender uma língua estrangeira, uma vez que muitos querem uma razão para isso. Vídeos no Youtube, músicas e vários outros recursos são mais alguns exemplos de que não é necessário viajar para o exterior para ter contato com falantes nativos de inglês.

    FONTE: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx

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  2. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    As Tecnologias da Informação e da Comunicação têm vindo a provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos.As pesadas enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais académicos e outros locais diversificados. Passamos a utilizar sistemas electrónicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atractivas e, frequentemente, deixamos de lado o tradicional quadro negro e o giz e passamos directamente para as superfícies e projecções interactivas.

    A revolução originada pela Internet possibilita que a informação produzida e disponibilizada em qualquer lugar esteja rapidamente disponível em todo o Mundo, originando uma mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais, em vários aspectos tais como na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação, permitindo tanto o ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos.
    O computador por seu lado vem-se afirmando também pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a Internet. A informática tem, assim, o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração. Deste modo, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.
    FONTE: http://superdom.blogs.sapo.pt/

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  3. OS BENÉFICIOS DAS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS EM SALA DE AULA
    A vida escolar passa constantemente por transformações com isso as metodologias sofrem grandes alterações, tendo as inovações um papel fundamental na nova forma de saber.
    Os alunos apáticos anseiam por novidades por não aceitarem as mesmices e as aulas monótonas que estão acostumados a receber diariamente desde seu início de sua vida letiva.
    Os professores necessitam está atualizados com as novas técnicas que os recursos tecnológicos precisam para serem manuseados, com isso uma formação tecnológica torna-se inevitável e urgente.
    As inovações desempenham um papel de extrema importância no processo ensino aprendizado, pois facilita a concentração e participação dos alunos, além de oferecer formas diversificadas no repasse de conteúdos.
    A escola inovadora proporciona um ambiente repleto de desafios, melhorias e uma busca incansável de conhecimentos, pois instigam aos alunos a terem suas próprias opiniões.
    Observa-se então a reformulação na maneira de ensinar possibilitando uma melhoria no quadro educacional onde o aluno está centrado, e os recursos tecnológicos são beneficiadores e responsáveis pela mudança do mesmo.
    A inovação tecnológica é responsável por um número maior de alunos felizes em ir à escola além de desenvolverem pontos de vistas diferentes em relação a todos os assuntos favorecendo então na escalada de um mercado de trabalho cada vez mais concorrente e dinâmico.
    Essas mesmas inovações têm ajudado e melhorado o trabalho dos docentes que já não sabiam a que recursos recorrer para proporcionarem aos seus alunos uma nova forma de aprendizagem. Com isso a escola consegue aos poucos um papel que desde o inicio foi lhe destinada que é o de formar pessoas com opiniões próprias e com senso crítico.
    Analisando as mudanças nota-se como a instituição escolar avançou nos últimos anos, proporcionando a seus clientes um ambiente que possa se contextualizar, ou seja, usar tudo que foi aprendido dentro da sala de aula.
    É evidente que todos têm que estarem abertos as conseqüências dessas mudanças como o caso do professor que necessita de uma reciclagem profissional para se enquadrar de uma melhor maneira na nova forma de mediar conhecimento.
    A educação em geral em decorrência de todas essas modernizações está apta a qualificar pessoas não só a passarem de turma, mas de elevar o nível de conhecimento para que os discentes possam utilizar em seu cotidiano e futuramente no mercado de trabalho.
    Os recursos tecnológicos fazem toda diferença no campo educacional melhorando, aperfeiçoando as técnicas já existentes em favor de um único objetivo que são as melhorias no setor educacional, além de favorecer professores que estão cada dia mais desestimulados e estressados com a pedagogia tradicional e pedante.
    Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2839710

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  4. Nova versão online - Gestão e Comunicação de Benefícios para as Empresas
    Fevereiro 2013
    | Portugal

    A Towers Watson desenvolveu uma nova versão da ferramenta online de Gestão e Comunicação de Benefícios para as Empresas, integrando todas as plataformas anteriormente desenvolvidas:

    Gestão de Planos de Pensões de Contribuição Definida
    Gestão de Benefícios Flexíveis
    Extractos de Retribuição Total

    Esta nova versão vem disponibilizar às empresas e aos seus colaboradores um conjunto de novidades, das quais se destacam:

    Integração de plataformas - a integração de todas as plataformas, vem tornar mais simples a gestão de todos os benefícios oferecidos pela empresa. No âmbito dos benefícios flexíveis, os colaboradores terão acesso a toda a documentação relevante e às perguntas mais frequentes relativamente a todos os benefícios, terão igualmente a possibilidade de efectuar opções que mais se adequam à idade de cada um e ao respectivo estilo de vida.

    Relativamente ao Plano de Pensões, os colaboradores terão acesso a um simulador de pensões, a simuladores de orçamento, poderão também visualizar os montantes acumulados e, por fim, saber com base em todas as opções efectuadas qual é a sua retribuição total, utilizando para esse efeito, o Extracto de Retribuição Total.
    Navegação - a reorganização de todas as áreas permitiu tornar a navegação muito mais intuitiva, de rápida percepção e de fácil utilização.

    Customização - a customização para cada empresa de acordo com a sua imagem e branding, valorizando as principais mensagens e reflectindo os valores da empresa.

    Teremos muito gosto em apresentar-lhe estas e outras funcionalidades, disponíveis na nova versão online da ferramenta Towers Watson para Gestão e Comunicação de Benefícios para as Empresas.

    http://www.towerswatson.com/pt-PT/Insights/IC-Types/Survey-Research-Results/2012/06/Nova-versao-online-Gestao-e-Comunicacao-de-Beneficios-para-as-Empresas

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